Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Simplesmente Tracuateaua.... Terra de encantos mil. Tem vislumbrante beleza que enfeita a natureza impressionando quem aqui vem. Venha e se deleite também...

Terra da Brita, dos Ipês e dos campos naturais....


Atrativos históricos, naturais e culturais da bucólica Tracuateua - localizada na região nordeste do Estado do Pará a 180 Km de Belém pelas rodovias BR 316, PA 422 e PA 450.


monumentos históricos....
Igreja Matriz - Paróquia de São Sebastião (antes e depois)


A Ferrovia e os Cassacos
A história de Tracuateua se inicia com a construção da ferrovia Belém-Bragança, inaugurada em 1908, exatamente 25 anos após o início de sua construção.
Aa ferrovia, em Tracuateua, tinha cerca de 4km de extensão e para a sua construção, foram trazidos diversos trabalhadores braçais, principalmente da Região Nordeste .
Estes trabalhadores tinham o objetivo de abrir caminho para a nova ferrovia, e para isso, se utilizavam apenas de ferramentas manuais como pás e picaretas. Eles foram os primeitros habitantes da Vila e receberam a denominação de "Cassacos" .
A ferrovia Belém-Bragança foi desativada em 1965 e hoje só restam alguns prédios como a Estação Ferroviária, Casarões antigos e algumas pontes de concreto que ainda retratam a sua existência.


 O casarão antigo (foto acima) após ser restaurado, hoje sedia o prédio da Prefeitura Municipal de Tracuateua.
 Caixa D'àgua construída em 1922 (arquitetura inglesa) localizada em frente a PMT.
 Antiga estação ferroviária, hoje prédio dos Correios.
 Praça Matriz...


Atrativos naturais: Rios, praias e campos naturais.
Rio Tracuateua - conhecido por rio da Bucanha.

Rio Tracuateua - Balneário Riacho Doce ou Tubo

Rio Tracuateua - conhecido como rio da ponte

Rio Quatipurú -  conhecido como balneário Lava Tudo


Rio Quatipuru indo em direção a Vila e Praia de Quatipurú-mirim.

Praia de Quatipurú-mirim.

Vila e praia de Quatipurú-mirim

Praia da Bossa Nova (ambas sob influência do Oceano Atlântico).



Campos naturais – localizados ao norte ocupando cerca de 20% da área territorial do  município (154 Km²)
01

02

 fotos de 01 a 03 - Campos do cocal (campos de baixo)


Campos de Santa Tereza (Patola - Campos de cima)


Campos da Ilha Serrada - que sedia todos os anos no mês de julho a Cavalgada Ecológica (fotos acima).


Atrativos culturais: Marujada, carnaval de rua e festival folclórico...



Tracuateua é uma das poucas cidades da região bragantina que realiza a marujada e a festividade para dois Santos, São Benedito e São Sebastião. A festividade acontece no mês de janeiro, nos dias 19, 20 e 21.


Como são dois Santos homenageados, no dia 19, que é dia de São Benedito, as marujas e marujos se vestem todos de vermelho e branco. No dia 20, dia de São Sebastião, as roupas são em azul e branco.











Carnval ...
foliões na avenida
carnaval de rua...

Festival folclórico....
Uma das atrações mais procuradas em Tracuateua é sem dúvida o seu Festival Folclórico.
Famosa pelas belas quadrilhas que se apresentam durante todo o mês de junho tanto em Tracuateua quanto em outros municípios do estado, Tracuateua reúne em cinco dias sendo dois dias de Intermunicipal de quadrilhas juninas e tudo o que de melhor tem nesse aspécto.
Além da disputa de quadrilhas, são feitas também apresentações de bois bumbás, pássaros, venda de comidas típicas e shows com bandas da região.
Hoje Tracuateua orgulha-se de possuir duas das melhores quadrilhas do país: a Explosão Jovem e a Simpatia Junina. Ambas fazem disputas acirradas ano a ano no Festival Folclórico e sempre são convidadas a participarem de outros festivais em municípios do estado do Pará e de outros estados do Brasil. Sendo que uma delas (Simpatia Junina) possui o titulo de Campeã nacional.



Concurso de Rainha do Festival...









Visite Tracuateua






segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tracuateua, cidade dos atrativos naturais, históricos e Culturais...

Origem do nome

 Tracuateua teve sua origem no período da construção da estrada de ferro Belém-Bragança, inaugurada em 1908, após 25 anos de sua construção.
 Durante a construção da ferrovia foram encontradas grandes quantidades de formigas “tracuás” que veio dar origem ao nome Tracuateua .
     Localização - O municipio é localizado ao nordeste paraense da Microrregião Bragantina, a 180 Km de Belém pelas rodovias BR 316, PA 242 e PA 450 com a extensão territorial de 768,4 Km².
      Emancipação - Tracuateua foi emancipada em 29 de setembro de 1994, através de um plebiscito realizado no dia 21 de  abril de 1993, em prol da emancipação de Tracuateua, que até então pertencia a Bragança;
Através da Lei nº 5.858 de 29 de setembro de 1994 Tracuateua foi desmembrada de Bragança-PA.